terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dias das Crianças.



Criança Também Intercede

Texto Bíblico: Atos 12:1-19
Vers:1ª João 5:14
EP – “Ore a Deus por outras pessoas que estão em dificuldades .”
Introdução: “Preciso de 16 soldados para guardarem Pedro na prisão”, disse o rei. O rei Herodes odiava todos os cristãos – os que acreditavam em Cristo como seu Salvador e por isso mandava prendê-los.

Andamento:

 
 
 

1.   O rei Herodes prendeu e maltratou alguns cristãos
Amor Jo. 3:16 – Pecado Rm. 3:23 - Morte e Ress. At.10:39-40
v.1,2
 
 
2.   Herodes vendo que os judeus gostaram manda prender Pedro.
v.3,4
3.   Pedro é guardado por 16 soldados, mas os cristãos oravam por ele. EP –Def. – Ex. – 1ª Jo. 5:14
v.5
 
4.   Pedro dormia acorrentado na véspera de seu julgamento.
v.6
 
5.   Um anjo acorda Pedro e o tira da prisão
v.7-10
6.   Pedro entende que o Senhor enviou seu anjo e o livrou. EP – Ef. 6:18 – Ajuda
v.11
 
7.   Pedro vai à casa de Maria onde os crentes oravam.
v.12
 
8.   Rode vai ver quem era e anuncia alegre que é Pedro.
v.13,14
 
9.   Todos duvidam e ela insiste que é Pedro.
v. 15
Clímax:
Pedro continua a bater, eles abrem e se admiram.
v.16
Conclusão:
Pedro conta como Deus o tirou da prisão e manda que contem aos outros.
v.17
Desafio  
1ª Jo. 5:14 – EP – Revisão do problema e ajuda
 
 
Apelo – Atos 16:31
 

 

 

 

 

 

Introdução: “Preciso de 16 soldados para guardarem Pedro na prisão”, disse o rei. O rei Herodes odiava todos os cristãos – os que acreditavam em Cristo como seu Salvador e por isso mandava prendê-los.

 

Os cristãos anunciavam o amor de Deus pelos pecadores, em Jo. 3:16 lemos que Deus amou o mundo. Ele criou todas as coisas. É um Deus Santo e bondoso que preparou o céu onde Ele vive para estarmos com Ele um dia. Mas lá não pode entrar maldade, injustiça, brigas, porque tudo isso é pecado. Está escrito em Romanos 3:23 que todos são pecadores, o pecado nos separa de Deus. Os discípulos ensinavam as pessoas que era necessário arrepender-se do pecado e crer em Jesus o perfeito Filho de Deus que morreu na cruz, derramou seu sangue por nós. Em Atos 10:39-40 lemos “Nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra...onde o mataram suspendendo-o num madeiro. Deus porém o ressuscitou no terceiro dia”. Era isso que ensinavam, crer em Jesus no seu sacrifício para segurança da salvação.

 

v.1-5 Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João. Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. A maldade era realmente grande contra os eles! Lá na prisão Pedro ficou guardado por 16 soldados, mas os cristãos oravam por ele e oravam muito, havia uma menina chamada Rode que também estava orando bastante por Pedro.

 

1ª Aplic. - EP –Def. – Ex. – 1ª Jo. 5:14 Você crianças salva deve orar a Deus por outras pessoas que estão em dificuldades. Orar é falar com Deus, é conversar com Ele. Quando algum colega seu tiver dificuldade para aprende a lição, se estiver doente ou com problema na família, ore peça a Deus para ajudá-lo, conte para Deus a dificuldade do seu colega. 1ª Jo. 5:14 “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus; se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus Ele nos ouvirá”. Pedro estava em dificuldade, os cristãos e a menina Rode estavam orando muito por ele, na certeza que Deus o libertaria.

 

v.6-12 Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo para ser julgado, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: — Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele. E o anjo disse: Vista-se e calce as sandálias, ponha a capa e siga-me. Ele obedeceu pensando que era uma visão. Passaram pelos guardas e pelo portão de ferro que se abriu sozinho. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: Agora sei que, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.

Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, e Rode também estava com eles, todos oravam por Pedro.

 

2ª Aplic. EP – Ef. 6:18 – Ajuda Você que é salvo, não se esqueça de orar a Deus por outras pessoas que estão em dificuldades.  Ele nos diz Ef.6:18 “Orem em espírito em todas as ocasiões com toda súplica tendo isso em mente, estejam atentos e peçam por todos os cristãos”. Você vai precisar ajudar alguém orando para que suporte a dificuldade, seja ela qual for, se estiver doente, com problema em sua casa ou na escola, ore, peça a Deus por ele, assim você estará fazendo a vontade de Deus. Deixe-O usar sua vida para orar pelos que estão em dificuldades.

 

Os cristãos estavam orando por Pedro, Rode orava com eles, Deus ouviu e respondeu aquela oração. Pedro estava livre, quando chegou à casa de Maria, ele bateu na porta da frente, e a menina Rode, foi ver quem era. Ela reconheceu a voz de Pedro e voltou sem abrir a porta ela dizia: Pedro está aqui, todos achavam que ela estava maluca. Mas era realmente verdade, Pedro estava livre. Ele continuou batendo na porta. Finalmente eles abriram, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram muito assustados. v.17   Ele fez um sinal com a mão para que ficassem quietos e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão.  Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! disse ele. Em seguida saiu dali e foi para outro lugar. Que alegria!!! Pedro livre!!!

 

Se Jesus é o seu Salvador, lembre-se de nosso versículo. 1ª Jo. 5:14 “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus; se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus Ele nos ouvirá”. Deus quer que você criança salva ore por outras pessoas que estão em dificuldades, seja ela qual for, se estiver doente, com problema em sua casa ou na escola. Durante essa semana quando você for orar por alguém, faça assim: repita o versículo em voz alta e ore pela pessoa que precisa de ajuda. Depois se você quiser pode me contar.

Você que ainda não reconheceu que é pecador e quer fazer isso hoje, crendo em Jesus e recebendo-o como Salvador pode falar com Ele ai onde você está em silêncio pedindo que lhe perdoe os seus pecados e venha morar em seu coração. A palava de Deus em Atos 16:31 diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Você quer? Então feche os olhos e fale com Ele, depois me conte que você fez isso.

 

1ª João 5:14

INTRODUÇÃO – Você já pediu alguma coisa para seus pais que você tinha certeza de ganhar? Julio vivia pedindo coisas para seus pais, bicicleta, skate, festa de aniversário, era difícil ele ganhar, porque o pai não tinha muito dinheiro. Mas seu pai ensinou que aquilo que ele pedisse á Deus ele ganharia, desde que fosse de acordo com a vontade de Deus. Assim Julio começou a orar pedindo pelo trabalho do pai, para que tivesse um salário melhor, Deus respondeu a oração de Julio, depois de um tempo seu pai até pode comprar uma bicicleta pra ele. Essa experiência ajudou muito Julio e também o versículo que ele aprendeu.

APRESENTAÇÃO

Esse versículo está escrito no livro de 1ª João 5:14. O livro 1ª João fica quase no final da bíblia, no novo testamento. Diz assim: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus; se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus Ele nos ouvirá”

EXPLICAÇÃO

Confiar é acreditar é ter certeza. Aproximar de Deus é chegar perto dEle. Pedir de acordo com sua vontade é saber que aquilo que pedimos é certo e agrada a Deus. Então quando oramos dessa forma Ele ouve e responde a nossa oração, conforme pedimos.

APLICAÇÃO – Você que já tem Jesus como Salvador, você pode orar, pode falar com Deus. Ele quer que você ore e ore por outras pessoas que estão em dificuldades. Quem sabe doente, com dificuldades na família ou na escola. Você vai orar e Deus vai ajudar essa pessoa. Você que ainda não é salvo, hoje você pode crer em Jesus e recebê-lo como seu Salvador do pecado. Assim você também vai pode orar e ajudar muitas pessoas com sua oração

REPETIÇÃO – 1ª vez todos juntos. Só os da esquerda, e direta. Com gesto e no gesto ficar mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário