terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nicodemos


Série A Vida de Cristo vol.1

Lç 06 – Nicodemos

Texto Bíblico Jo. 2:13-16; 23; 3:1-16; 7:44-52; 19:39-42; Nm.21:5-12
Vers. JOÃO 1:12
Introdução: Eu faço aniversário duas vez no ano. Um é em Maio dia 26 está perto, daqui a alguns dias. E meu outro aniversário é em julho dia 14. E você tem dois aniversários?

Andamento:

 
1.   Jesus vai a Jerusalém
 
Jo. 2:13
 
2.   Muitos crêem em Jesus
 
v.23
 
3.   Nicodemos procura Jesus
 
Jo. 3:1
 
4.   Jesus fala do novo nascimento
 
v. 3
5.   Nicodemos não entende
Sl.51:5// Natureza Pec./Definição
Ex./ Separação
v.4
 
 
6.   Jesus explica sobre o novo nascimento
João 3:16/Amor /Criador/Santo
v. 5 - 8
 
 
7.   Jesus fala do grande amor do Pai
Filho Perfeito/Castigo/AP.1:5b/Sangue/
Morte e Ressurreição
v. 16-18
 
Clímax
 
 
A missão de Jesus
 
v.16-18
Conclusão:
Nicodemos se torna seguidor de Jesus
E.C.S. Mostrar a nova vida
Jo. 19:39
  
Convite João 1:12
 

Eu faço aniversário duas vez no ano. Um é em Maio dia 26 está perto, daqui a alguns dias. E meu outro aniversário é em julho dia 14. E você tem dois aniversários?

Alguns dias antes da páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. Ele havia curado paralítico, cego... e por causa desses milagres, muitas pessoas de Jerusalém creram nEle. Numa noite um dos líderes dos judeus chamado Nicodemos foi visitar Jesus. Ele chegou e disse: “Rabi, nós sabemos que o Senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele”. Jesus respondeu: “Eu afirmo ao senhor que isso é verdade, ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.”

Nicodemos não entendeu e perguntou: “Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?” E foi assim que Jesus começou a explicar sobre o novo nascimento, não do corpo, mas do espírito. O espírito é a parte de nós que pode amar, louvar e adorar a Deus. Antes de receber Jesus como Salvador, a Bíblia diz que o espírito de qualquer pessoa está morto em pecado, mesmo sendo vivo o seu corpo. Deus criou o homem e a mulher com espírito vivo para Ele, mas depois de pecarem desobedecendo á Deus no Éden o espírito morreu e daquele dia em diante todos já nascem com o espírito morto, isto é com pecado. É o que diz em Salmos 51:5 ...nós já nascemos com pecado que é tudo aquilo que fazemos falamos ou pensamos que desagrada a Deus, por exemplo quando você mente, engana, ou quando você briga com seu coleguinha, sabe que o pecado vai ser castigado. Ele nos separa de Deus, nós precisamos de ajuda para ficar livres do pecado. Nós precisamos nascer de novo, Nicodemos estava aprendendo, e quando Jesus disse: “ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”, ele ficou bastante interessado e ouviu tudo com muita atenção.

Jesus falou também sobre o grande amor de Deus. Ele disse ...“Deus amou o mundo de tal maneira...” João 3:16 é verdade, Deus ama você e ama todas as pessoas porque foi Ele quem as criou e criou tudo que existe. Deus é Santo não tem nenhum erro ou falhas nEle, você pode confiar no amor de Deus. O novo nascimento acontece por causa desse amor.

O primeiro nascimento acontece por causa do amor da mãe e do pai. É preciso um pai e uma mãe, muito e amor eles se casam e então nascem os filhos assim se forma a família. No segundo nascimento precisa de você e Jesus também precisa de amor e de fé, que é você confiar em Jesus, pois Ele é o Salvador prometido por Deus, Ele tem um plano na sua vida, Ele é o Filho de Deus, o Perfeito Filho de Deus. Jesus nunca pecou, mesmo assim Ele sofreu pelo pecado, de todas as pessoas. Tudo Ele fez por amor “Aquele que nos ama em seu sangue nos lavou” Ap. 1:5b, Foi por amor que Ele morreu, e derramou seu sangue lá na cruz. No 3º dia após sua morte, Ele voltou a viver, Ele ressuscitou. Jesus está vivo, Ele é o Salvador do pecado, o pecado nos separa de Deus, Jesus quer te salvar do castigo do pecado. Ao explicar tudo aquilo a Nicodemos Jesus queria que ele entendesse, para ser salvo.

E Nicodemos entendeu e nasceu de novo, pela bíblia nós temos essa certeza, porque quando prenderam e acusaram Jesus, Nicodemos disse: Porventura, condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? Ele estava defendendo Jesus. Isso nos faz crer no novo nascimento dele.

Também quando o corpo de Jesus foi tirado da cruz para ser sepultado, Nicodemos levou um perfume muito caro para colocar no corpo do Senhor Jesus como era costume deles naquela época. Está escrito assim: E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mira e aloés. Perceberam? Nicodemos não escondeu o que estava fazendo era como se tivesse dizendo eu acredito em Jesus Ele é o meu Salvador, assim muitos viram a nova vida de Nicodemos.

Você criança salva, Jesus quer que você mostre a sua nova vida.  Isso significa que você deve ser diferente com o seu modo de agir. E você pode fazer isso aqui na escola, na hora do recreio quando um colega te provocar procurando briga mostre que você é diferente, saia de perto.

Se alguém te convidar pra participar de alguma brincadeira estúpida (do tipo lutinha, você não deve brincar de lutar) diga não.  Mostre uma nova vida dizendo não as provocações. Deus sempre te ajudará em todos os momentos. Deus diz a você assim: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir.” Salmos 32:8 B.

E você já tem a nova vida? Já nasceu de novo? Se ainda não, você pode hoje nascer na família de Deus, só através de Jesus o Filho de Deus, isso vai acontecer. A Bíblia diz que o pecado nos separa dEle. Deus te ama e quer você salvo. Através da morte de Jesus e do Seu sangue derramado, você pode ser perdoado. Em João 1:12 diz todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome. Quer dizer, se você crê que Jesus morreu por seus pecados, você pode ser perdoado e ser feito Filho de Deus. Você crê que Ele morreu por você quer recebê-lo como Salvador? Depois da aula venha falar comigo.

Vamos aprender esse versículo:

João 1:12 - Todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome.

INTRODUÇÃO – Aninha estava fazendo 9 anos e na festa que a mamãe preparou teve uma novidade, veio uma moça para contar uma história e ela disse: o que vocês acham de ter dois aniversários, todas as crianças gostaram muito pensando na festa nas comidas nos doces, no bolo e aninha disse: mas isso é só faz de conta. Então a moça contou a história de Nicodemos essa que nós acabamos de aprender, e assim que ela terminou de contar e perguntou quem queria nascer de novo confiando em Jesus aninha e mais 4 amiguinhas dela resolveram crer em Jesus e recebê-lo com Salvador, agora elas terão dois aniversários e aninha terá dois aniversários no mesmo dia, que alegria!!!

APRESENTAÇÃO – Vou ler aqui na bíblia João 1:12. A bíblia é a palavra de Deus, e ela é a verdade, está dividida em duas partes, o Antigo testamento e o Novo testamento. Esse versículo está no livro de João no capítulo 1 e versículo 12, diz assim: Todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome.

EXPLICAÇÃO – “Todos que O receberam” quer dizer todos que decidem aceitar Jesus como Salvador. “Deu o poder de ser filho de Deus” Se você aceita Jesus como salvador, pelo poder de Deus você se torna filho dEle. “Aos que crêem no seu nome”, crer no Seu nome é colocar sua confiança no Senhor Jesus o Filho perfeito de Deus, que morreu e ressuscitou para nos salvar do castigo eterno, ficar separado de Deus para sempre, longe do céu.

APLICAÇÃO – Você que ainda não tem o Salvador, pode agora recebê-lo em sua vida, fale com ele e viva feliz, sabendo que é filho de Deus. Você que já recebeu o Salvador Jesus sabe que é um filho de Deus e os filhos devem sempre mostrar o que o pai ensina, Deus quer que você seja obediente à sua palavra para que os outros possam ver uma diferença na sua vida.

 

REPETIÇÃO – Todos juntos, só os que fazem 2 anos que nasceram de novo, os que tem 6 meses de nova vida, etc.

 

Um comentário: