terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MISSÃO



INTRODUÇÃO

 

O que é Missiologia? É um ramo da Teologia que estuda missões.

 

O QUE É MISSÕES?

 

A palavra missão vem do verbo latim “mito”, que significa “enviar”. Para a igreja de Jesus, portanto missão é enviar. Deus enviou seu filho para salvar o perdido. João 3.16

A primeira providencia de Deus após a queda do homem foi o plano da salvação que incluiu o seu único filho, não somente oferecendo algo, mas sim ofertar uma dádiva valiosa para alguém que não merecia, sem receber nada em troca.

Deus deu seu filho e o próprio filho deu a si mesmo para salvação. Se entendermos isso e observamos que a última instrução de Jesus aos seus discípulos em Marcos 16.15 antes de subir aos céus foi uma obra dada a Igreja, ou seja eu e você, que é proclamar o Evangelho por palavras, ações  e doações, chamando todos ao arrependimento, a ter fé somente em Jesus. Então missões é enviar o Evangelho de Nosso Senhor e Jesus Cristo que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer aos que não conhecem e nunca ouviram falar dele.

 

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido para que anuncieis

as grandezas daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2.9

 

QUAL O PROPÓSITO DO ENSINO SOBRE MISSÕES?

 

Missões é uma ordem deixada por Jesus aos seus discípulos que hoje são todos aqueles que creem nele como Salvador e Senhor, ou seja, eu e você. Se temos um ministério com os pequeninos, temos a obrigação de apresentar Jesus a eles como o único Salvador, e também como o primeiro missionário. Somos responsáveis em fazermos brotar em seus corações pequenos, mas tão sinceros o amor às pessoas, o amor a missões.

Para amarmos missão e nos dedicar a ela devemos ter a perfeita e amorosa visão de Cristo, quanto à verdadeira situação dos homens, separados de Deus, sem salvação então podemos entender:

 

Qual é a grande comissão dada à igreja por Cristo Jesus? Missão.

Quem faz parte da grande comissão? Todos os seguidores de Cristo de todas as gerações.

 

Qual é o alvo? Todas as nações. Apocalipse 5.9b                                         

  • A importância de ir. Isaias 6.8 Romanos 10.15
  • A importância de pregar. Romanos 10.14
  • A importância de fazer discípulos. João 15.8
  • A importância de batizar. Mateus 28.19
  • A importância de ensinar. Mateus 28.10

 

Deus sempre fez uso de homens para a realização da sua obra sobre a face da terra. A grande comissão é uma responsabilidade do grupo e não pode ser vista como uma responsabilidade individual que recai somente sobre alguns. O Senhor poderia comissionar os anjos para proclamar o Evangelho, mas Ele escolheu a nós, homens.

Para obedecermos à ordem de Jesus, devemos ter fé como Abraão (Hebreus 11.8). Abraão foi chamado para ser uma benção às nações, Deus apesar do primeiro assassinato, do dilúvio da torre de babel, ele não desistiu do plano de abençoar e salvar todos os homens (Genesis 12.1-3). Jesus nos dá uma ordem, mas também uma promessa (Mateus 28.19-20). Se não fizermos missão, estaremos desobedecendo a uma ordem de Jesus.

O cumprimento da grande comissão é uma questão de obediência, não existem igrejas mais missionárias e igrejas menos missionárias. O que existe são igrejas que obedecem à ordem do Senhor. Quando a autoridade é autentica não se questiona, obedece.

 

A autoridade do Senhor Jesus é declarada em Mateus 28.18 e Apocalipse 19.16.

A autoridade do Senhor Jesus abrange o céu, o inferno, toda a terra e ninguém escapa da sua abrangência.

 

Devemos partir atravessar fronteiras. Fronteiras são:

  • O conforto de nosso lar e atravessar a rua para evangelizar nosso vizinho.
  • O conforto de nossa classe social para evangelizar outras classes.
  • O conforto de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso estado, de nosso País.
  • O conforto material e econômico e contribuirmos para enviar.

 

Precisamos cruzar fronteiras e chegar até onde o Evangelho não está sendo pregado, a Igreja precisa deixar o conforto das quatro paredes e ir até onde os perdidos se encontram.

Graças aqueles que tiveram a coragem de cruzar as fronteiras deixando para trás a sua pátria amada é que o Brasil é hoje um país evangelizado. Devemos ensinar nossas crianças e adolescentes a cumprirem essa ordem.

 

A PROMESSA

 

Ele promete estar na companhia daqueles que submissos ao seu mandato cruzam as fronteiras, Ele não está somente a prometer os recursos necessários, Ele promete muito mais, Ele está garantindo a sua própria presença maravilhosa a nos ajudar, consolar e animar.

Quando o missionário sente que perdeu a sua base de apoio, percebe que o Senhor está com ele pronto para socorrer, suprir e capacitar. Só aqueles que deixaram tudo para trás e partiram sozinhos é que experimentar a força dessa promessa. Que palavras confortantes são as de Hebreus 13.5b “Não te deixarei, nem te desampararei”. Só aqueles que estão cientes da sua presença poderão vivar inteiramente na sua dependência.

Antes de Jesus ir à cruz, os discípulos o seguiam, depois da cruz, ressureição e ascensão de Jesus, os discípulos à frente e Jesus acompanhando. A fé torna possível, o impossível.

 

VISÃO MISSIONÁRIA DO PROFESSOR

 

·      Professor como está a sua visão missionária?

·      Como tem sido o seu envolvimento no cumprimento da responsabilidade de fazer o nome do Senhor conhecido em toda a tribo, língua e nação?

·      Quanto é a atual população mundial?

·      Quais são os Cinco (5) povos menos alcançados com a Palavra de Deus no mundo?

·      Como denominamos a parte do mundo onde há maior concentração de pessoas que nunca ouviram o Evangelho?

·      Você tem orado por um missionário especifico?

·      Você tem contribuído com pelo menos 60,00 por ano para o trabalho missionário?

 

Este é um pequeno teste de como está o nosso coração missionário. Não conseguiremos transmitir algo que não sentimos, devemos sentir para depois apresentar aos nossos alunos a real necessidade do mundo.

 

O MUNDO ESTÁ PERDIDO SEM CRISTO

 

Estar perdido é estar eternamente separado de Deus. Quão terrível para os perdidos ouvirem um dia: ”Apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Mt 25.41

Deus criou o homem para ter comunhão com ele. Deus visitava Adão no jardim do Éden. Estar perdido significa não ter essa comunhão. Em Mt 25.30, cita que o perdido estará nas trevas exteriores onde há pranto e ranger de dentes.

 

COMO O PERDIDO PODERÁ MUDAR A SUA SITUAÇÃO?

 

  • Invocando o nome do Senhor. Rm 10.13
  • Ouvindo a palavra de Deus. Rm 10.14
  • Ouvindo de quem? De quem for enviado.

 

“Missão está no coração de Deus, Deus quer saber se missão está no seu coração”.

                                                     

TRÊS TIPOS DE MISSIONÁRIOS

 

  • Missionário intercessor. Atos 12.5
  • Missionário contribuinte. Ex 25.1-2; 2 Cor 9.6-7
  • Missionário evangelista Atos 16.30-32

 

Sem o missionário contribuinte e intercessor, o evangelista teria dificuldade para ir ao mundo cumprir a ordem do Senhor Jesus. Como ouvirão se não há quem pregue, e como pregarão se não forem enviados, porém como serão enviados se não há quem pague as despesas.

Certa vez Jesus disse: “Não ajunteis tesouro na terra onde a traça e a ferrugem tudo consome e onde os ladrões minam e roubam, mas ajunteis tesouros no céu onde nem a traça e nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam, nem roubam”. Como ajuntar tesouros no céu? Ganhando almas para Jesus. Você professor, precisa estar informado do que está acontecendo no mundo hoje, saber das necessidades, desafiar seus alunos.

 

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS POVOS MENOS ALCANÇADOS

 

·      BUDISTAS: Seguem o ensino de um homem chamado Buda; Adoram a Buda; Acreditam que as pessoas depois de mortas voltam a viver aqui na terra; Pensam que se forem generosas podem ter perfeita paz em suas mentes.

·      MULÇUMANOS: Devem obedecer as 5 regras básicas que Maomé ordenou para ganhar o caminho do céu; Creem que Jesus é um maravilhoso profeta; Não acreditam que Jesus é Deus; Não acreditam que Jesus morreu na cruz por todos os pecados; Não tem certeza de que Alá perdoou seus pecados.

 

·      POVOS TRIBAIS: Vivem em pequenos grupos; Acreditam que todas as coisas da natureza têm espírito. Alguns são bons, outros são maus; Têm medo de deixar os espíritos irritados; Experimentam o favor dos espíritos, dando presentes a eles; Os médicos são homens santos que pensam ter o poder dos espíritos para machucar ou sarar as pessoas.

 

·      HINDUS: Adoram a centenas de deuses e deusas, que são bons ou maus espíritos; Estão dispostos a machucarem a si mesmos para adorar a esses deuses; Acreditam que as pessoas morrem e reencarnam em muitas vidas aqui na terra; Podem reencarnar em pessoas ou animais, dependendo de como viveram aqui na terra; Acreditam que eles podem ganhar a perfeita paz.

 

·      CHINESES: Comunistas têm falado para eles que não existe Deus; Acreditam em bons e maus espíritos. Isso inclui espírito de pessoas da família que já morreram; Experimentam favor dos espíritos dando presentes a eles; Acreditam que todas as pessoas são boas; Pensam que se cada um fizer força será o bastante para que todos vivam em paz.

 

UM GRANDE DESAFIO: A JANELA 10X40

 

É a região do mundo onde habita 66% da população mundial, e ocupa 33% da área total do planeta, compreendendo 62 países. Os dois maiores países do mundo, em número de habitantes encontram-se nessa área, China e Índia. Os dois países representam cerca de 33% da população da terra. Essa região estende-se desde o oeste da África até o leste da Ásia e é comparada a uma janela retangular, estando entre 10 e 40 graus ao norte da linha do equador.

 

PORQUE É UM GRANDE DESAFIO?

 

Essa região do mundo, que antes era conhecida como “Cinturão de resistência”. Necessita urgentemente de Jesus, se nós estamos seriamente comprometidos em prover uma oportunidade efetiva para que cada pessoa tenha uma experiência com a verdade do Salvador Jesus Cristo, não podemos ignorar as constrangedoras realidades desta região. Conhecida como janela 10x40, janela fechada para o evangelho onde vivem milhões de pessoas, que quando olham para fora de sua janela não podem ver a Cristo.

 

O SIGNIFICADO BÍBLICO E HISTÓRICO DESSSA ÁREA

 

A Bíblia nos relata como Adão e Eva foram colocados por Deus no coração do que agora é a janela 10x40. O plano de Deus expresso em Genesis 1:26. É que os seres humanos teriam domínio sobre a terra e deveriam povoá-la. E quando Adão e Eva pecaram perante Deus, perderam seu domínio sobre a terra. O comportamento pecaminoso do homem cresceu muito diante de Deus e Ele interveio e julgou a terra com a catástrofe do dilúvio. Depois os homens inutilmente vieram a estabelecer seu novo intento para dominar a terra, construindo a Torre de Babel. Essa obra ocorreu no coração da janela 10x40, e foi feita como uma provocação contra Deus. Novamente Deus estendeu a sua mão como julgamento. O resultado foi a introdução de diferentes línguas, a divisão dos povos da terra, e assim a formação de nações. Cristo nasceu, viveu uma vida perfeita, morreu sacrificial mente na cruz e se ergue triunfalmente sobre a morte. A igreja primitiva anunciou isto, mas foi somente após as viagens missionárias de Paulo, que a proclamação ocorreu mais além da janela 10x40. Sem dúvida, é uma área de significação bíblica e histórica.

 

NA JANELA 10X40 VIVE O MAIOR NUMERO DE POVOS NÃO ALCANÇADOS

 

Dentro da janela está 1/3 da área total da terra, com 2/3 da população mundial, isto é em torno de mais de 4 bilhões de pessoas. Há 62 países na janela, dos quais 37 dos menos evangelizados. Em nenhum outro lugar do mundo é tão gritante a necessidade da verdadeira salvação.

 

A PRESENÇA DAS TRÊS RELIGIÕES DE GRANDE DOMÍNIO NO MUNDO

 

A maioria dos adeptos do Islamismo, Hinduísmo e Budismo vive na janela 10x40. Nós devemos fazer o máximo possível para mostrar aos mulçumanos que o grande profeta descrito no Alcorão que é Maomé não é o Salvador, mas sim Jesus Cristo. O Hinduísmo adora a vários deuses e deusas, não sabendo que existe somente um único Deus. O Budismo que é maioria na China adora a um Buda que está morto e não ressuscitou, portanto não pode nos dar a vida eterna.

 

A PREDOMINÂNCIA DA POBREZA

 

82% dos países mais pobres do mundo vivem na janela 10x40, 23 países paupérrimos e somente 8% dos missionários trabalham entre eles. O maior grupo de megapovos etnolinguísticos vive na janela 10x40. As maiores megalópoles não alcançadas do mundo estão na janela 10x40.

 De fato somente esses dados nos levam a ver a prioridade de investir recursos para levar o amor e a verdade de Cristo a estas cidades gigantes: Bagdá (Iraque), Tóquio (Japão), Calcutá (Índia), Tel-avi (Israel), Bangkok (Tailândia).

 

AS FORTALEZAS DE SATANÁS ESTÃO CONCENTRADAS NA JANELA 10X40

 

Bilhões de pessoas que vivem na janela 10x40 não só sofrem com enfermidades, pobreza, calamidades, mas também tem sido impossibilitadas de conhecer o poder transformador do Evangelho porque “O Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”. II Cor 4.4 .

Se obedecermos o mandato de Cristo de levarmos o Evangelho até os confins da terra, com certeza conseguiremos alcanças a janela 10x40. Que Deus nos encha de intrepidez, sabedoria e graça para assumirmos a nossa parte neste grande desafio. 

 

POR ONDE DEVO COMEÇAR?  ATOS 1.8

 

Tanto em Jerusalém (na nossa casa, com nossos filhos, na nossa rua, com nosso alunos), como em toda a Judéia e Samaria (na nossa cidade, nosso estado, no nosso país) e até os confins da terra. Não adianta querer ganhar o mundo inteiro e perder nossos filhos e alunos. A dracma estava perdida dentro de casa e a ovelha saiu de dentro do redil. Mateus 18.14

 

O coração de uma criança é de quem chega primeiro. Então vamos chegar primeiro com o Evangelho. Enquanto evangelizamos nossas crianças não significa que não devemos evangelizar o mundo, pois a expressão “tanto” quer dizer ao mesmo tempo.

 

TRANSMITINDO VISÃO MISSIONÁRIA A CRIANÇA

 

Como eu posso cultivar nas crianças o amor a missões. Primeiro eu tenho que dar testemunho, porque se nós evangelistas de crianças não tivermos e demonstrarmos amor as almas, como vamos querer que as crianças tenham. Lembrem-se somos exemplos. Façam o que eu falo e o que eu faço.

 

Uma criança poder ser testemunha de Jesus?

 

EXEMPLOS:

 

·      Miriã: Encarregada de vigiar o cesto onde estava o lindo bebe, seu irmãozinho. Ela o fez com zelo e sabiamente ofereceu à princesa, filha do Faraó, os serviços de sua mãe para cuidar do bebe. Ex:2.7-9.

 

·      O menino do lanche: Esse menino quando desafiado a entregar seu único lanche ao Senhor Jesus, não teve dúvidas, deu tudo o que tinha para Jesus. O senhor recebeu o lanche, abençoou-o e o distribuiu aos seus discípulos e estes à multidão. Mais de cinco mil pessoas foram abençoadas por causa da ação desse menino. Jo 6.9-13

 

·      Uma menina israelita: capturada durante um ataque do exército sírio contra seu país, foi levada cativa e escrava da mulher do grande general Naamã. Ao saber que seu senhor era portador de uma doença incurável, ela testemunhou a sua patroa que o Senhor Deus de Israel, poderia curá-lo. II Reis 5.3. Com certeza ela já tinha ouvido dos milagres realizados pelo profeta Eliseu. Que testemunho vibrante e convencedor.

 

Os exemplos acima nos mostra que:

  • A criança tem um potencial a ser utilizado.
  • A criança pode, na sua simplicidade compartilhar a sua fé em Deus.
  • A criança quer ser útil nas mãos do Senhor.
  • A criança é mais disposta do que o adulto para falar do Senhor Jesus.
  • A criança também é usada por Deus.
  • Uma criança poder ser discípulo de Jesus? Rm 10.13 “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, isto inclui as crianças. Criança salva se torna testemunha de Jesus, uma discípula de Jesus.

 

DESAFIE-AS! COMO?

 

Muitas vezes ao ensinar missões para nossos alunos, falamos apenas das coisas que são fáceis de observar em outra cultura como: língua, vestimenta, comida, etc. Mas se quisermos que nossas crianças abracem Missões e sintam-se responsáveis para compartilhar o Evangelho com os outros, precisamos fazer com que elas vejam o mundo através das “lentes de Deus”. Compartilhar com elas a realidade do céu e inferno, do homem perdido que só pode ter salvação através de Jesus Cristo. Sem essa convicção, nossas crianças não terão um real motivo para sair, fazer sacrifícios para alcançar o mundo perdido. Então as crianças irão perguntar:

 

O que Deus quer que eu faça para cumprir o seu propósito?

 

Vale lembrar que 85% dos missionários que estão hoje no campo fizeram sua decisão por Missões antes dos 16 anos. Já imaginou se cada criança salva testemunhasse a outra criança sobre o que Jesus fez por ela? Creio que as crianças e adolescentes de hoje são a geração escolhida, por isso satanás está tão determinado a destruí-las por meio de aborto, exploração sexual, abuso e drogas. Ele estava determinado a destruir a geração de Moisés e também a geração de Jesus.

O sentimento é de urgência em equipar nossas crianças para evangelizar. Por quê? Não podemos esperar que elas tenham 30 ou 40 anos para fazer uma grande contribuição para o reino de Deus. Jesus está voltando em breve e as crianças fazem parte vital para o seu retorno. Deus está dando a cada criança a especial graça de fazer a diferença agora e não para quando crescer.

 

  • Chamado de Samuel – 1 Sm 3.4
  • Nossa chamada – 1 Pedro 5.10

 

SUGESTÕES DE TRABALHO MISSIONÁRIO COM AS CRIANÇAS

 

Desenvolva um profundo interesse por um missionário. Concentre o foco no missionário durante o seu culto infantil, pode ser somente em um domingo do mês, ou todos os domingos, também na E.B.D. e envolva seus alunos a um profundo amor e interesse por ele.

 

ALGUMAS SUGESTÕES

 

De acordo com a faixa etária de suas crianças, o culto missionário deverá ter algumas motivações.

 

PARA CRIANÇAS MENORES

·      Histórias missionárias: Devem ser rápidas de fácil entendimento, coloridas e se possível não somente com figuras, mas com objetos que ilustrem o que está sendo ensinado.

·      Explicar a elas que existem crianças que não sabem que foi Deus que fez o sol, a lua, as frutas, as flores, ou seja, coisas  que elas possam entender. Explicar que tem crianças que não tem uma igreja para ir, nem uma Bíblia. Não adianta ensinar que as pessoas precisam de Jesus para não irem ao inferno porque elas não entendem ainda o que é inferno, mas podemos sim falar que vamos morar no céu um dia.

 

AS CRIANÇAS MAIORES

·      Podemos contar a história missionária, e quando for verídico informar aos alunos.

·      Pode se um pouco mais longa com mais detalhes.

·      Pode ser uma história contata em capítulos, cada culto um capítulo.

·      Informe a cultura, vestimenta, comida, história, religião, geografia, costumes do país de onde está sendo contada a história.

·      Estabeleça um alvo e faça um cartaz atingindo o alvo, encorajando os alunos a contribuírem.

·      Ente em contato com a família de um missionário e o adote, encorajando seus alunos a convidarem os filhos do missionário em férias para compartilhar seus brinquedos e passeios. Isto fará com que os alunos entendem que os filhos dos missionários são como eles.

·      Aprenda e ensine um pouquinho como se escreve e fala a língua de onde está o missionário.

·      Fale da realidade do céu e do inferno, pois os futuros missionários estão entre elas.

·      Envolva as crianças em todas as atividades missionárias da igreja.

·      Desafie cada aluno a orar por um país determinado.

·      Faça jogos e concursos, usando histórias missionárias ou jograis sobre os povos ou países que necessitam de Jesus.

·      O programa de educação missionária deve ser algo constante e envolvente, bem preparado.

 

Querido professor, enquanto muitos continuam acreditando que só no futuro a criança será útil à Nação e a Igreja, vimos no relato bíblico que Deus usou crianças para mudar o curso da história de pessoas e até de países. As crianças têm um grande potencial e podem ser úteis nas mãos do Senhor Jesus agora mesmo. Elas querem servi-lo e Ele quer usá-las para fazer face ao grande desafio de compartilhar o Evangelho. Portanto mãos à obra! Capacitemos e coloquemos as nossas crianças a anunciar a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário